domingo, agosto 30

Unasul e as setas



Uma das setas para baixo na última página do PÚBLICO de ontem contempla o presidente Uribe da Colômbia. O pequeno texto com assinatura M.C. dá a entender que Uribe sai vencido da cimeira da UNASUL, e o artigo da página 13 não é muito mais claro. O assunto não é retomado na edição deste domingo.


Infelizmente, as setas do PÚBLICO costumam traduzir mais os estados de alma dos seus redactores do que a substância dos factos. Uma leitura do que se publicou sobre a cimeira da Unasul aconselharia maior cautela nas conclusões. Nem Uribe surge como derrotado - ao contrário, a insípida declaração final permite-lhe seguir em frente com o plano de presença militar dos Estados Unidos e reafirma a necessidade de combater o terrorismo e o narcotráfico - nem nenhum participante sai em posição de liderança. Em particular, Lula é uma figura discreta.

No entanto, a reunião deve ter sido bem divertida, graças às intervenções cómicas de Hugo Chávez (incluindo as respostas que deu a jornalistas no final). O pequeno ditador levava no bolso uns planos secretos das forças armadas americanas
para a invasão da América do Sul. Uribe observou que os "planos" são um documento académico de acesso livre na internet. O momento mais bem disposto seguiu-se às queixas de que os Estados Unidos querem apossar-se do petróleo venezuelano: o presidente Garcia, do Perú, perguntou então a Chávez: porque é que hão-de de estar preocupados com o petróleo se tu já o vendes todo aos Estados Unidos?

Está contado em vários sítios, por exemplo no ABC, no Globo e na análise do Daniel.

Parece que a reunião foi transmitida pela tv. Um moderado azar para Chávez a nível interno: como actor de tv deve ter tido uma das suas piores prestações

1 comentário:

Lura do Grilo disse...

Chavez perdeu. Uribe, para travar as aleivosias de Chavez, pediu para a reunião ser transmitida em directo e Chavez perdeu a tesão. De facto Alain Garcia gozou a torto e a direito Chavez, um gestor mau de cantinas militares, com umas bem metidas mas nem percebeu. A quadrilha de cocaleros -Evo, Lula, Chavez, Correia- sairam pela porta baixa e a pensar como ludibriar as autoridades americanas para passar a droga para o Norte.

O que vale é que Uribe é bem mais inteligente que esta pandilha junta.

As setas do Público estão sempre ao contrário.