sexta-feira, agosto 7

A declínio do PhD

Caroline Tagg está de parabéns. Depois de estudar 11000 SMS de familiares e amigos, saiu-lhe um PhD na Universidade de Birmingham, com a tese intitulada "A Corpus Linguistics Study of SMS Text Messaging". Nas declarações que faz ao Telegraph podemos encontrar algumas das suas descobertas fascinantes e inesperadas, comprovando que a ciência tende a contrariar o senso comum:

-as mensagens de texto estão muito mais próximas da língua falada do que a escrita formal; constituem uma nova forma de comunicação intermediária entre aquelas duas.

-escreve-se SMS como se se estivesse a falar, e usam-se palavras desnecessárias e abreviações gramaticais.

-escrever SMS revela um grande domínio do funcionamento da língua: os escreventes de SMS revelam uma grande habilidade para abreviar e sabem que retirar as vogais deixa o significado das palavras intacto, o que não sucederia com as consoantes.

-o texto de SMS manipula as palavras com humor e usa metáforas.

A orientadora da dissertação, Professora Susan Hunston, afirma que não sabe escrever em SMSês. O que só vem mostrar que o assunto é coisa muito séria e exige erudição invulgar. Xpero k ao menox ox membrox do juri k aprexiaram a texe tivexem dentru do axuntu.

1 comentário:

Zezito disse...

Cadê o anónimo pa comentar istu?