«O pai lava o carro, está sentado a ler o jornal ou a ver a televisão; por seu turno, a mãe está sempre a varrer, a limpar a casa ou a fazer comida, havendo, em muitos dos manuais, a omissão clara do tema e, em alguns casos, a questão do aparelho reprodutor é incluído no aparelho respiratório»,
Nestes termos dá conta uma especialista dos erros encontrados em manuais ecolares de educação sexual.
Sobriedade, clareza e qualidade científica não costumam ser características de programas aprovados pelo ministério. Neles abundam, pelo contrário, palavrosas listas de "competências" de desvairadas espécies e recomendações metodológicas limitadoras da iniciativa dos professores. Por exemplo: se se consultar o documento de 15 páginas, colocado na página do ministério, sobre a disciplina de matemática no 3º ciclo, é impossível perceber se fazem parte do programa coisas como a área de um triângulo ou o cálculo de (a+b)^2. Assim, os manuais limitam-se, possivelmente, a reproduzir uma tradição que corre o risco de acabar por existir apenas nas memórias dos que conheceram programas de épocas anteriores. Como também é grande o risco de alguns autores de manuais somarem a sua incompetência no assunto à do ministério a aprovar programas, não admira que apareçam muitos disparates nos livros de texto. Se o ministério insiste em homologar programas, ao menos que o faça com muito cuidado. Em matérias menos consensuais do que a matemática supostamente pode ser, a cautela tem de ser ainda maior. Seria bom esclarecer se em matemática se deve ensinar a área de um triângulo e também, em definitivo, se o aparelho reprodutor fica ao lado, por cima ou por baixo do aparelho respiratório. Caso contrário, as situações de que se queixa a especialista vão multiplicar-se.
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