sábado, abril 8

As invenções do Ocidente



Mas tu excedê-los-ás a todos. Porque hás-de sacrificar o homem que me reveste. Já a tua trombeta se levantou, a tua cólera se atiçou, o brilho da tua estrela se mostrou...

Já tudo te foi dito. Ergue os olhos para a nuvem e para luz que ela traz dentro e para as estrelas que arodeiam. A estrela dianteira é a tua.

Judas ergueu os olhos, viu a nuvem luminosa e entrou nela. (...)

Eles aproximaram-se de Judas e disseram-lhe, "Que fazes aqui? és discípulo de Jesus".

Judas respondeu como eles queriam. E recebeu algum dinheiro e entregou-o.


A recente notícia do lançamento de uma nova tradução do "Evangelho de Judas" veio recordar-me algumas das razões por que, embora não crente, tenho uma imensa admiração pelas invenções do Cristianismo (doutrina escrita e algumas práticas). Na verdade, lá está o embrião de muitas das invenções que moldaram a nossa civilização. O amar-nos uns aos outros pode estar na base do que hoje chamamos os direitos humanos; oferecer a outra face e perdoar setenta vezes sete pode ter inspirado o privilegiar da recuperação do delinquente sobre a sua punição e até a nossa infinita compreensão por quem nos agride; a declaração de que o reino dos céus mais depressa estará reservado aos pobres do que aos ricos pode ter dado origem à demonização do dinheiro e do lucro e, em última análise, às modernas utopias igualitárias. Sem retirar méritos a Freud, convém também lembrar que a psicanálise tem no acto de confissão um precedente à altura. Os exemplos poderiam continuar.

Para além de textos de qualidade com uma mensagem verdadeiramente admirável para a época, os evangelhos, no seu conjunto, têm também o mérito da invenção literária. A novela moderna trouxe-nos a multiplicação dos pontos de vista, o desdobramento do tempo e do espaço, a ilustração de que o quadro traçado aqui e agora pode ser desmentido ou revelar-se parcial noutro lugar. No evangelho de Judas há dados não explicitados nos outros, a mostrar-nos que o nosso olhar anterior sobre Judas era incompleto: a entrega de Jesus terá sido um acto não de traição, mas de obediência.

Lawrence Durrell, nos anos 50 do século passado, afirmou ter-se inspirado na teoria da relatividade ao tecer a forma do seu Quarteto. Podia ter invocado uma inspiração bem mais antiga. Os autores dos evangelhos já se tinham antecipado.

Sem comentários: