sábado, abril 15

Critérios de respeito

Comedy Central, a produtora da série South Park, suspendeu um episódio que satirizava a questão das caricaturas de Maomé. Em outros episódios, tinham sido já ridicularizados católicos, judeus e a cientologia. Noutro desenho animado da mesma produtora, aparece Cristo a defecar sobre Bush e a bandeira americana.

A MTV, entretanto, está a produzir uma série em que a crucificação é ridicularizada.

Os porta vozes da Comedy Central justificaram a censura com argumentos de tolerância religiosa, mas mencionaram também o receio de colocar em perigo a sua segurança. A censura exerceu-se unicamente em relação ao episódio das caricaturas de Maomé.

Estes factos e estas declarações são muito reveladores da faceta de cobardia que se abriga por trás da "compreensão" e da "tolerância" que muito se apregoa. O critério para exercer respeito por uma religião é, simplesmente, o amor à pele: se há risco de represálias violentas, respeita-se; caso contrário, não há razões para preocupação.

A liberdade de rir de tudo, e de nós próprios em particular, é conquista da sociedade ocidental. Mas, exercida selectivamente, e apenas contra nós, é sintoma de medo e de uma doentia pulsão suicida. Actos que já foram tidos como ousados ou irreverentes deveriam agora simplesmente fazer corar de vergonha os seus autores.

Sem comentários: