quarta-feira, março 7

TEIP

O Conselho Nacional da Educação apresentou mais um relatório sobre o estado da educação (ver PÚBLICO de hoje). Mais um diagnóstico, mais recomendações. Fala-se de programas extensos ou desadequados. Falar-se-á do número absurdo de disciplinas? Já se sabe tudo isto há tanto tempo. Como subproduto, os relatores descobrem que Bolonha vem trazer riscos para a qualidade do ensino superior. Em resumo, nada de novo.

Assim como não há nada de novo no âmbito dos contratos-programa do ministério com determinadas escolas para melhorar resultados nos 2º e 3º ciclos. Uma escola recebe, por exemplo, um psicólogo e dois animadores e terá direito a melhoria nos equipamentos desportivos. As escolas contempladas foram consideradas TEIP (territórios educativos de intervenção prioritária), deliciosa sigla da época em que Ana Benavente comandava as operações. No fundo, parece que o seu espírito continua ao comando. As palavras não são inocentes. Uma operação que usa esta sigla não me inspira confiança. Territórios são lugares que determinado grupo marca com seu chichi para impôr presença e domínio. Neste caso, não se percebe se é do chichi dos meninos ou do dos psicólogos e educadores que se trata. Não digo que não venha a sentir-se alguma consequência positiva da campanha etiológica em curso; o que não me parece é que o benefício seja no desempenho em português e matemática, por exemplo. Cem milhões lançados para os nossos olhos e para um território minado.

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