quinta-feira, março 15

Duas mulheres no aquecimento global

Liv Arnesen e Ann Bancroft, duas generosas militantes contra as altas temperaturas, deram início este mês a uma expedição ao Ártico a fim de mostrar aos jovens, aos professores, ao mundo, enfim, como o norte do planeta está a ficar quente. No seu imaginativo site estava prevista interacção com escolas para transmitir informação diária sobre o impacto das alterações climáticas no Ártico.

Infelizmente, a expedição acaba de ser suspensa. Aparentemente, as condições lá no norte não eram bem as esperadas. As senhoras chegaram a medir temperaturas entre -50º C e -75º C, e uma delas, Arnesen, sofreu uma queimadura de gelo num pé que evoluiu para uma perigosa ferida, que a não ser tratada poderia levar à necessidade de amputação. Ainda tentaram aplicar garrafas de água quente no pé afectado, mas a água congelava.

Outra senhora, Ann Atwood, que ajudou a organizar a expedição, comenta: é irónico que uma viagem destinada a chamar a atenção para o aquecimento global tenha que ser cancelada em parte devido a temperaturas extremamente baixas.

Acho o comentário pouco feliz, dadas as intenções. Deve haver por aí uns registos de temperaturas de há vinte anos atrás com valores entre -55ºC e -77ºC. Eu não tenho dúvidas de que o aquecimento global está aí, e estou a falar a sério.

1 comentário:

Anónimo disse...

o aquecimento global está aí, sim, as pessoas nao respeitao o ambiente

diamante do norte