domingo, março 11

Curiosidades

O governo inglês decidiu enviar uma cópia do filme de Al Gore a cada escola secundária (com clientes assim, dá gosto produzir dvds). Irá fazer o mesmo com o filme de Martin Durkin? O homem é até mais de esquerda que o outro, embora mal amado pelo lobby da militância ecológica: um marxista que acha que os países subdesenvolvidos também têm direito a poluir. De qualquer modo, o documentário de Durkin resguardou-se de usar tiradas demagógicas. Dominic Lawson escreve sobre o filme no Independent.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Nos jornais e rádios de Espanha debatem-se hoje os números da manifestação de Madrid, ontem. Para uns 2 100 000, para outros 342 655; é desnecessário dizer quem são uns e outros. Mas era muita gente e a estrela de Zapatero ressentir-se-á, porque na verdade terá começado a declinar pelo menos desde o atentado da ETA.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


A RFI (que se escuta a certas horas em Lisboa em FM 90.4) passou esta manhã um depoimento de Eric Fassin, professor de sociologia na École Normale Supérieure, sobre a presença, no debate eleitoral em França, do tema das uniões homossexuais. Fassin, especialista de "género", dissertou sobre a construção da identidade sexual e sobre a sua teoria da democracia sexual. Disse várias coisas que não têm muito interesse porque são completamente previsiveis e não avançam nem atrasam. Perguntado sobre o papel das religiões como forças de oposição às alterações normativas que vão no sentido de maior liberdade sexual, afirmou que de facto algumas religiões têm de facto esse papel: sobretudo a religião muçulmana e por vezes também a católica. Desculpem, enganei-me. Isso diria um ignorante como eu. O que ele disse foi: sobretudo a religião católica e por vezes também a muçulmana.

Vou já à FNAC comprar uma Sociologia para Totós. A ver se começo a abrir os olhos.

Sem comentários: