quarta-feira, novembro 1

Manual de boas maneiras

Uma autoridade local no West Yorkshire acaba de lançar um manual para educação dos seus funcionários nas regras do politicamente correcto.

Algumas das normas não têm novidade nenhuma: quem é que não está já inteirado da carga ofensiva de palavras como fireman ou policeman, verdadeiras bombas de exclusão?

A novidade é que a expressão politicamente correcto passa também a ser proscrita. Não é caso para admirar. Na Europa quase ninguém tem orgulho em seja que crença for, incluindo os simpatizantes de ideologias aparentadas com fascismos.

Pelo meio fica a notícia de outra norma preocupante: o manual ensina que mudar a arrumação da secretária de alguém equivale a dar um empurrão ou um pontapé na pessoa em causa. Imagine-se a litigiosidade daqui decorrente se alguém se lembra de aplicar o preceito à prestação de trabalho doméstico. Mas o pior é que, ao equiparar a desarrumação ao pontapé, este fica desvalorizado e um potencial agressor tenderá a aplicar o grau seguinte da violência. Os autores do manual não se dão conta de que estão a ofender gravemente as pessoas que têm tendência para usar o pontapé, diminuindo-lhes o alcance da atitude.

O manual terá reduzida importância, mas acusa o sintoma doentio da inclinação para achar que tudo é igual. Noutra escala, quando Manfred Nowak, relator das Nações Unidas, classificou como tortura a alimentação forçada de presos de Guantanamo em greve da fome, como é que se terão sentido os arrancadores de unhas, os empaladores, e os mutiladores de genitais? Ah, pois, eles também têm o direito à indignação.

5 comentários:

Nino disse...

E o que terá a nossa Paula Bobone a dizer sobre o assunto? Trocar a posição dos talheres e dos copos de outrem poderá corresponder a um estrangulamento?

lino disse...

No mínimo. O tema presta-se a muitos desenvolvimentos.

Anónimo disse...

http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/4569626.stm

Anónimo disse...

Bem...o k dizer a nao ser...nada..comentar coisas k nao têm mto k comentar pela estupidez das mesmas...enfim

Anónimo disse...

k artigo tao interessante, lol, nem por isso!