quinta-feira, novembro 16

Filosofia de fino recorte técnico

Reclamar a posse completa da verdade absoluta (...) é tão vão como a rejeição categórica da verdade (...)

Quem escreveu esta frase, quem? nada mais nada menos que Mohammad Khatami, ex-presidente do Irão, que acaba de participar no forum do Washington Post sobre "religião e monopólio da verdade". A escrita mostra que o autor não brinca em serviço. Pelo menos é um bom aprendiz do uso de certa linguagem bem reconhecível: militando na Aliança de Civilizações (leia-se do Islão com alguma esquerda europeia) o homem adquiriu capacidades que pedem meças a qualquer Eduardo Prado Coelho ou até Boaventura Sousa Santos. Aprecie-se só como ele sabe referir-se aos indivíduos incompletos que falsamente reclamam completude e procuram afirmar o próprio "Eu" obliterando a identidade do "Outro"!

Noutra passagem, Khatami fala de eliminar obstáculos e atingir objectivos. Nós, mal intencionados, lembramo-nos logo de Israel e de bombas atómicas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem acho k como descendente de Judeus, ha alguma ma intençao ao ultimo comentario, eles apenas lutam por uma coisa deles, a maneira como o fazem pode nao ser a mais correcta. Ninguem é dono da verdade absoluta, isso é algo utopico.

Anónimo disse...

Destruir Israel é a essencia do ser de todos os paises arabes, inependente de ser o irao ou outro qualquer, todos eles pertendem o mesmo. O k nao da a entender muito bem a posiçao do autor do blog é a frase k usa no commentario.