segunda-feira, novembro 13

Desnatando o Natal



No Reino Unido, instituições governamentais e governos locais têm-se esforçado por esvaziar as festas do Natal do significado cristão que lhes dá corpo, com receio de irritar a população emigrante muçulmana. Nos selos de correio ou nas iluminações há estrelas e bonecos de neve, mas não há presépios. Já foi proposto um nome politicamente correcto para os festejos: Winterval, porque Christmas pode ter uma ressonância inoportuna.

No meio disto, vem um Forum Cristão Muçulmano, lançado pelo Arcebispo de Cantuária, pedir que se deixe o Natal em paz. Os muçulmanos representados no Forum não querem ser olhados como aqueles que atacam as raízes da cultura cristã no país. Declararam ainda que a vontade de secularizar festas religiosas é ofensiva para ambas as comunidades.

3 comentários:

Portuguese Recipes disse...

Acho que cada religião deve festejar o seu Natal da forma que assim o desejar, e respeitar as ideias e princípios dos outros, as diferenças religiosas e mentalidades étnicas.

Portuguese Recipes disse...

Concorda lino?

lino disse...

O Natal é uma celebração da cultura de raizes cristãs. Os crentes de outras religiões que vivem entre nós devem aceitar este traço da nossa tradição. Ocultar deliberadamente os sinais da nossa cultura por receio de ofender os de outra é confessar que estamos a render-nos, a ceder-lhes terreno.