quinta-feira, junho 15

Reflexões triviais sobre o Mundial2006

Vamos ganhar ao Irão por 2-0! diz um fervoroso adepto da Selecção. O locutor pergunta-lhe se não tem dúvidas e ele reafirma. Estas certezas são tão frequentes como os jogos de futebol. Que eu me lembre, só Cavaco foi criticado por dizer que não tinha dúvidas.

Ronaldo tem tonturas na cabeça e bolhas nos pés. Nada de grave: efeitos da pressão que sofre por estarem cravados em si todos os olhos do mundo. É o stress, essa miraculosa explicação de todos os males, que agora disputa o lugar das antigas iras dos deuses. Uma prova medíocre da existência da alma.

Uma ruidosa multidão de fãos e fãs esperava o autocarro da Selecção à chegada ao hotel em Frankfurt. Uma fã excitada tinha visto o Cristiano Ronaldo e o Figo. Um fão estava lá desde as 4 da manhã e disse que tinha valido muito a pena.

Ser estrela do futebol agora não é uma pera doce: além da sobrenatural destreza física, os jogadores na berra têm que aturar rodas de jornalistas e debitar prognósticos e razões, com anúncios da sagres e da tmn em cenário de fundo. O Figo é um ás também neste campo: com evidente bom senso e desprezo pelos profetas de bancada, diz sempre, em essência, que ganharemos a não ser que venhamos a perder.

E ontem falou-se do Irão como um país de fanáticos... por futebol.
Era bom que fosse só isso.

O que é também mais ou menos cristalino é que o grande público, ao contrário da aparência, não aprecia futebol por aí além. Pelo menos não se nota grande movimentação e euforia a propósito de jogos que não envolvem Portugal, e parece que há várias equipas boas a competir. Mas a cidade só se transfigura, e só irrompem clamores de frustração e alegria vindos do interior dos prédios, quando "nós" jogamos. Os homens gostam sobretudo da coscuvilhice à volta das compras e vendas no grande talho da carne futeboleira, e das intrigas com árbitros e dirigentes; as mulheres normalmente não ligam a essas futilidades, mas estão na onda por causa dos namorados, maridos e, vá lá, de um ou outro jogador.

Do que a malta gosta também, claro, é de sofrer e gozar com a sua Selecção, fazendo de duas horas de exposição ao mundo uma imaginária suspensão da nossa irrelevância.


POST SCRIPTUM: 1) Tenho que reconhecer que o adepto sem dúvidas acertou em cheio.
2) Fotos à volta do Portugal-Irão aqui.

1 comentário:

Nino disse...

Uf, voltámos à nossa insignificância.