domingo, junho 4

O perguntador

Tem-se discutido muito sobre qual seria a pergunta certa, a propósito da interrogação do Papa em Auschwitz. A pergunta é velha e atravessa séculos de filosofia e artes. Num belo filme dos anos 60, "Luz de Inverno", Bergman formula-a através de uma das suas personagens.

Para os que têm fé, a questão é destituída de sentido. À luz das escrituras, sabe-se que a conduta correcta é sofrer e calar. Deus dá carta branca a Satanás para cobrir de bolhas e chagas o corpo de Job, que as coçará com um caco. A aposta era que Job mesmo assim não maldiria o nome de Deus e Deus ganha. E se pensarmos no que Deus reservava para o seu "filho" estamos mais que conversados.

No PÚBLICO, Rui Tavares sustentava ontem que a pergunta correcta deveria ser onde estavam as pessoas nesses dias e Vasco Pulido Valente escreve hoje que a pergunta necessária é onde estava a Igreja. De certo modo, dizem o mesmo e têm alguma razão.
Mas parece-me que a novidade interessante não está na pergunta, que todos os homens inteligentes, Ratzinger incluído, sabem que não tem reposta, mas sim em quem pergunta. Deixando de lado a fragilidade e incómodo da posição do chefe da Igreja Católica na terrível questão, aquilo a que assistimos é inteiramente novo: é como se o Papa confessasse a angústia da consciência de que Deus é obra dos homens. Não estou a insinuar que a Igreja poderá ter em Ratzinger o seu Gorbachov, mas sim que o cardeal pensa pela própria cabeça com mais liberdade que alguns dos seus críticos.

1 comentário:

Orlando disse...

Permito-me discordar. Ele limitou-se a empurrar para Deus as culpas dos homens. Em particular as da hierarquia que representa.
Um acto no mínimo hipocrita, vindo de alguém que não pode alegar en seu favor ignorância ou estupidez.