quinta-feira, janeiro 19

Direitos humanos

A introdução do World Report 2006 do Human Rights Watch, escrita por Kenneth Roth, está dividida em 13 parágrafos. Os quatro primeiros ocupam-se demoradamente, a nível de artigo de opinião, das violações de direitos humanos em que os Estados Unidos estarão implicados. Dois parágrafos seguintes referem de modo crítico certos aliados dos Estados Unidos. O 7º parágrafo enuncia, veladamente, uma justificação: as anteriores violações poderão originar incremento da actividade terrorista. Já estamos a meio do texto, é por isso altura de fazer algumas referências de obrigação: Sudão, Coreia do Norte, China, Rússia e vários outros. Da Arábia Saudita, da Síria e do Vietname mencionam-se, por exemplo, "restrições apertadas à sociedade civil". No parágrafo 9 há ainda espaço para referir a diminuição de credibilidade dos EEUU na defesa de direitos humanos. Há meia linha para as atrocidades na Chechénia. O Irão não é mencionado.

Claro que o relatório não se reduz à introdução, mas é aqui que se sublinham pontos fortes. O texto parece mais motivado por ideologia do que por factos. Assim, há risco de diminuição de credibilidade do Human Rights Watch.

PS: Em artigo publicado hoje no Los Angeles Times, Shirin Ebadi e Muhammad Sahimi escrevem: Western nations should help the U.N. appoint a special human rights monitor for Iran. It would remind the General Assembly of Iran's human rights record annually, and strongly condemn it if the record keeps deteriorating. Contrary to the general perception, Iran's clerics are sensitive to outside criticism.

The World Bank should stop providing Iran with loans and, instead, work with nongovernmental organizations and the private sector to strengthen civil society. The West should support Iran's human-rights and democracy advocates, nominate jailed leaders for international awards and keep the cause in the public eye. Western nations should downgrade diplomatic relations if Iran continues violating basic human rights.

4 comentários:

Orlando disse...

Tens toda a razão!

Orlando disse...

Agora que já te dei razão:

Tomemos o critérios estatístico que usaste para analisar o relatório da URW. Vamos agora aplicá-lo ao teu blog. Que resultado obtemos?

lino disse...

ON: Um blog não tem que disfarçar ideologia. Um relatório tão importante como o de uma organização que pretensamente se ocupa de direitos humanos não pode olhar de forma enviesada para os factos.

Orlando disse...

Posso concluir das tuas palavras que tu olhas intencionalmente de forma enviesada para os factos?
Ou não percebi o que tu disseste?

Eu tenho uma ideologia claramente assumida mas parece-me inegavel que tento olhar para os factos da forma menos enviesada possivel.
A minha ideologia não me permite considerar outra possibilidade.