domingo, julho 17

Deslocalização do medo

Pronto, já fui ver a Guerra dos Mundos. Resultado: Spielberg vai ser riscado da minha lista de favoritos. O texto inicial narrado por Morgan Freeman parece a antecâmara de uma cerimónia que se descobre não existir. Por muito competente que seja a produção de alguns efeitos especiais, o desastre do argumento afunda o projecto. Mais importante do que isso, o filme é vítima da deslocalização do medo no mundo e no tempo em que vivemos. O realizador não previu que os efeitos devastadores da realidade iriam transformar a sua fabricazinha de terror num brinquedo inocente. Como se os onzes de setembro e março não bastassem, King's Road, em 7 de Julho, dias depois da estreia do filme, veio tornar irrisórios os trípodes comilões que parecem saídos de um saldo de material concebido para um filme série B nos anos 80 ou 90. Em contraste com o medo que nos gela em 2005, Spielberg serve-nos maquinaria de pechisbeque e destruição apoiada no espalhafato do dolby digital 5.1.

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