sábado, julho 16

Ciência de noticiário

-Rotação de 360 graus no modo como encaramos o excesso de peso é a notícia de abertura deste jornal. Temos em directo o Dr. Gerónimo Maldade, que coordenou o estudo a que nos referimos, para nos ajudar a compreender em que medida peso e gordura estão relacionados de uma maneira inesperada na população portuguesa. Dr Maldade bom dia,
-Bom dia,
-Quer então falar-nos das conclusões principais do seu estudo?
-Bem, este estudo envolveu vários investigadores e técnicos do nosso instituto, que trabalham há mais de dois anos na observação e análise de dados de uma amostra muito significativa da população portuguesa e dos Açores. A conclusão mais relevante é que, ao contrário do que o senso comum poderia fazer crer, o peso dos indivíduos varia na proporção inversa da sua gordura. Por exemplo, mais de 83% de indivíduos com perímetro de cintura superior a 130cm apresentam peso inferior a 59kg.
-Não se observaram variações dependentes de sexo ou idade?
-Posso garantir-lhe categoricamente que não. Esta correlação inversa é absolutamente transversal. Temos agora a certeza de que é uma característica genética nacional.
-Tem alguma interpretação teórica para este resultado tão surpreendente?
-Estamos a elaborar fundamentos para uma explicação. Não entro em detalhes de natureza técnica que seria complicado expor aqui, mas posso avançar que o facto parece estar relacionado com o excesso de auto-estima.
-Como assim?
-Assim mesmo: demasiada atenção dada ao automóvel e menos exercício físico acarretam rarefacção e aumento de porosidade dos tecidos.
-E como se poderá explicar que as coisas tenham até agora sido percebidas completamente às avessas?
-Temos outra teoria para isso e estamos a trabalhar nela. Há experiências que revelam anomalias no modo como percebemos e interpretamos dados numéricos. Estamos convencidos de que o caso do défice terá uma explicação análoga.
-Obrigado, Dr Maldade. 6,72 incêndios continuam a consumir floresta, vamos actualizar as informações, Esteves Caramelo.

Sem comentários: