domingo, novembro 22

Mentiras convenientes?

Se a autencidade dos documentos for confirmada (e parece que tudo aponta para aí) poderemos estar diante de de um escândalo monumental - o maior da ciência moderna, pensam alguns. O facto começou a ser comentado na internet há dois dias atrás e dele não param de surgir reproduções sucessivas.

Um hacker terá entrado nos computadores do Centro de Investigação do Clima da Universidade de West Anglia e colocou na net muitos mega de e-mails e ficheiros confidenciais onde, ao que parece, há documentação suficiente para provar que o "aquecimento global antropogénico" é um embuste antropogénico. Os ficheiros incluem:

-prova de que houve manipulação intencional de dados para obter resultados pré-determinados;

-comentários em privado onde perpassam dúvidas de que a Terra esteja em fase de aquecimento;

-conversa sobre supressão de provas inconvenientes;

-discussão sobre como silenciar os cientistas discordantes, através do seu afastamento do processo de revisão pelos pares e da descredibilização de certas revistas científicas.

Poderemos estar diante de de um escândalo monumental, escrevi acima, mas seria mais correcto escrever "poderíamos". Mesmo que tudo, ou boa parte, seja confirmado, as ideias feitas não morrem de um dia para o outro, principalmente se dão proveito económico e ideológico a muita gente. No limite, poderemos estar diante de uma conspiração sinistra para extrair dinheiro aos estados através das taxas de poluição. Mas quem se importará, se a ideia é simpática e de alta rendibilidade? Também depois do escândalo Sokal, em 1996, a "literatura académica" continuou a produzir discursos demenciais em áreas como a educação e certas ciências sociais. E nem depois da queda do muro foram seriamente abaladas as simpatias por um sistema político que, para além de não resolver os problemas dos povos, causou escravização, degradação e mortes aos milhões. Que efeito sensível podem, então, ter revelações cuja comprovação só pode ser feita no recato de gabinetes e laboratórios, confrontando dados e procedimentos cuja manipulação exige especialização técnica?

1 comentário:

on disse...

:))))))))))))))))))))))))))
Montar um programa de doutoramento sobre alterações climáticas nunca pode ser uma acto cientifico. Aceitar a refutação da tese que defendemos seria aceitar a morte da instituição que defendemos. E deitar para o lixo vários doutoramentos.

Mas nada de grandes expectativas. O escandalo Sokal não mudou nada nas ciencias humanas....