quinta-feira, março 9

O cartão de eleitor e as peúgas brancas

Ontem ouviu-se falar muito do novo cartão único do cidadão. Explicaram que ele poderia funcionar também como cartão de eleitor. Ora, eu nunca percebi o que é que este cartão acrescentava ao bilhete de identidade, ou porque é que este não faz prova da condição de eleitor na freguesia onde se está inscrito. Haverá alguém que possa explicar isto?

A partir daqui lembrei-me, por associação, de um outro mistério, noutro âmbito, que também considero impenetrável: a generalidade das pessoas considera inadequado e piroso que os homens usem peúgas brancas. Poderá alguém dar razões que sustentem esse ditame? Seria interessante detectar a sua origem e saber se se trata de uma norma seguida em muitos lugares. O certo é que é a norma está instalada, a tal ponto que é difícil encontrar, no comércio, peúgas que não sejam pretas ou azul-escuras.

Aquilo que distingue as escuras, quanto a mim, é que se sujam sem se dar por isso. Assim, é presumível que alguém poderá aproveitar o facto para se limitar à mudança semanal de peúgas. Por outro lado, é bem sabido que a peúga branca é mais saudável, pelo facto de permitir maior dispersão do calor. Suspeito que ainda um dia alguma polícia da saúde vai virar a norma do avesso.

2 comentários:

Orlando disse...

O interdito às peugas brancas é recente. O filme "intriga internacional" com Gary Grant, percursor da série 007 é o último filme em que o heroi usa peugas brancas. É essa uma das principais razões porque alguns criticos de cinema consideram o filme desactualizado (a minha cultura é um espanto:)).
Acho que o problema das peugas brancas é serem todas iguais. Quando uma se rompe, não temos de deitar fora o par. Afecta os interesses dos produtores de peugas.
Eu tenho dois tipos de peugas, umas cremes e outras cinzentas. Uma duzia de pares de cada. Também tento comprar camisas por atacado. Quando me deixam...

lino disse...

Já fiquei um pouco mais elucidado. De facto sabes coisas incríveis. Obrigado!:)