domingo, fevereiro 19

A ciência

Eu, como certamente os meus 7 ou 8 leitores, temos alguma noção de que a queda de uma maçã e os movimentos dos planetas têm uma causa universal comum. Ou das intimidades entre campo eléctrico e campo magnético. Mas, francamente, se me perguntassem em que aspectos ficam afectadas as mulheres atingidas por doença que levou à ablação de um seio, eu provavelmente responderia, depois de um esforço grande: sei lá, talvez na capacidade de cozinhar ou de conduzir um automóvel. Felizmente ontem à noite o telejornal da RTP1 veio abrir-me os olhos: foi divulgado um estudo do Instituto Superior de Psicologia Aplicada onde se concluía que afinal aquelas senhoras ficam afectadas mas é na auto-estima, na relação com o corpo e na sexualidade.

Se não fosse a ciência, o que seria a nossa visão do mundo?

Sem comentários: