Alberto Mariani, professor de matemática na secundária de Cesena (cidade próxima da costa do Adriático, Itália), é hoje notícia nos jornais e blogs italianos. O motivo: ter efectuado um inquérito aos alunos sobre se prefeririam, em vez da hora de Religião, que a escola lhes oferecesse matérias alternativas (História das Religiões ou Direitos Humanos). Um colega queixou-se à direcção regional e Mariani foi punido com dois meses de suspensão.
Não é necessário ir ler os sites para imaginar o clamor de indignação e a solidariedade que se está a erguer em torno do professor. As respostas ao questionário mostram que apenas 11% dos inquiridos não optariam pelas matérias alternativas. Pessoalmente julgo que ensinar história das religiões poderia ser mais proveitoso (até para a religião católica).
Mas, por mera curiosidade científica, gostaria que o professor tivesse repetido o inquérito perguntando se os alunos pretenderiam que a oferta formativa da escola lhes oferecesse alternativas à matemática. Para comparar as percentagens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário