sábado, agosto 23

Três nomes numa lista

RISO/DOMENICO (CHD): operador de bordo da Air France, italiano, natural de Isola (Sicilia). Acompanhado de uma criança.
CHARILAS/PIERRICK: especialista em ginástica aeróbica, francês residente em Paris.
CHARILAS/ETHAN: o filho de quatro anos de Pierrick.

Os nomes fazem parte da lista de passageiros divulgada pela Spanair após o desastre do voo JK5022.

A viagem de férias para a Gran Canária terminou com a morte à saída da pista 36 de Barajas. A história surgiu com destaque nos principais jornais italianos de ontem: Domenico e Pierrick viviam juntos em Paris e o menino que viajava ao lado de Domenico era Ethan. O bilhete de Domenico fora obtido com tarifa mais favorável por incluir uma criança e por se tratar de um funcionário de outra companhia aérea. Foi um primo (e homónimo) de Domenico, que conhecia a situação do par, quem deu a informação aos jornais. A imprensa (Stampa, Repubblica, Corriere) tratou o caso com graus diversos de discreção e pudor: relativamente a Domenico, Pierrick é descrito como "um caro amigo", ou "companheiro", e por vezes o trio é descrito como uma família (com aspas). As televisões parecem não ter dado pormenores.

A mãe de Ethan confirma que o filho teve a sua curta infância muito feliz. No fundo, uma história normal.

A militância gay não gostou, claro. O Arcigay e vários blogs da órbita do pensamento único vieram com toda a pressa falar de homofobia, censura e hipocrisia.

Se alguém actua sem pudor é este tipo de activistas que não hesitam em utilizar uma tragédia para se fazerem ouvir, sempre prontos a assumir supostas causas de quem tem, simplesmente, vidas. Ninguém cuidou de saber, por exemplo, se Domenico e Pierrick gostariam de ver a sua situação exposta aos familiares e ao grande público. Além disso, também não se preocuparam com o facto de os meios de comunicação não terem investigado as relações de parentesco e orientações sexuais dos restantes 150 falecidos. Dizem não querer ser discriminados mas reivindicam discriminação sem respeito pelas pessoas.

Sem comentários: