terça-feira, agosto 12

O fascinante silêncio

Nos poucos dias da guerra que envolve a Rússia e a Geórgia, os mortos civis já se contam aos mihares e os refugiados às dezenas de milhares. Os profissionais do "não à guerra" não se têm feito ouvir muito, em contraste com as múltiplas acções contra a guerra no Iraque. Não é, com certeza, por terem menos pena destes civis do que dos civis iraquianos: porque na verdade não têm pena de civis nenhuns. O problema é que no actual conflito escolher campos é entrar num terreno perigoso e escorregadio. Não é tão evidente quem são os maus, e mesmo os contributos teóricos da esquerda para culpar directamente a admnistração americana apenas surgem em franjas lunáticas. Os sectores de "esquerda" fazem, por um lado, uma velada defesa dos "interesses da Rússia", embora a censurem pelo que fez na Tchetchénia. (Não há contradição: a esquerda tem o papel de idiota útil numa aliança táctica com o islamismo radical.) De qualquer maneira, este post mostra que a reacção a esta guerra é muito menos agressiva do que foi em relação à outra: tudo parece reduzir-se a uma pacífica discussão filosófica sobre coerências (onde não falta a de Bush, bem entendido). Da coerência dos que neste caso reagem tão diferentemente é que não se fala.

4 comentários:

Anónimo disse...

PARA NÃO SER HIPÓCRITA, A COMUNIDADE INTERNACIONAL DEVERIA RECLAMAR A MESMA SOLUÇÃO PARA OSSÉTIA QUE RECLAMOU PARA O KOZOVO DO SUL E ABECÁSIA. CHAMA-SE: AUTO-DETERMINAÇÃO, DE OUTRA FORMA AS NAÇÕES UNIDAS CONTINUARÃO A PERDER A SUA CREDIBILIDADE. ALÉM DISSO, AS AUTORIDADES DA GEORGIA DEVERIAM TAMBÉM PAGAR PELOS CRIMES PRATICADOS CONTRA A OSSETIA DO SUL.
MAS, INFELIZMENTE, VIVEMOS MESMO NUM MUNDO HIPÓCRITA E AS PESSOAS NÃO VÊEM OS MESMOS PROBLEMAS SEMPRE DA MESMA MANEIRA.

NOT TO BE HYPOCRITE, THE INTERNATIONAL COMMUNITY SHOULD CLAIM THE SAME SOLUTION TO OSSETIA OF SOUTH AND TO ABKASIA THAT CLAIMED TO KOZOVO. IT IS CALLED: SELF-DETERMINATION, OTHERWISE OF THE UNITED NATIONS SHALL CONTINUE TO LOSE THEIR CREDIBILITY. IN ADDITION, THE AUTHORITIES OF GEORGIA SHOULD ALSO PAY FOR THEIR CRIMES AGAINST OSSETIA OF SOUTH.
BUT, UNFORTUNAELY, WE LIVE IN AN HYPOCRITAL WORLD AND PEOPLE DOES NOT WATCH THE SAME PROBLEMS ALIKE.

Orlando disse...

Não concordo sempre com o Daniel Oliveira, mas neste caso não estou a ver porque é que ele deveria ser mais agressivo. Jà agora: qual é o teu balanço da guerra do Iraque?

O próximo ano vai ser muito interessante. Quem é que vai ser anti-americano? Que dirá alguma direita sobre Bush, quando o patrão mudar?

Será que vão apoiar a política da nova administração sobre o Iraque? cá estaremos para ver...

lino disse...

Não sei se ele deveria ser mais ou menos agressivo, constato apenas que o tom é moderado e a ira com os "danos colaterais" está ausente.

A guerra do Iraque parece sob muitos aspectos um fiasco resultante de planeamento incompetente, mas não estou certo de que a mais longo prazo a nossa visão deste conflito não venha a modificar-se um pouco. Talvez até num prazo mais curto do que o esperado, dependendo do resultado das eleições nos EEUU...

Orlando disse...

cá estaremos para ver...