sábado, maio 27

O Mundial

Onde é que isto irá parar? Depois do código Da Vinci, é a vez do Mundial 2006. Até onde poderá descer um blogger para aparecer nos motores de busca? Ainda por cima escrevendo sobre matérias que desconhece.

O que está fora de dúvida é que começou um período de euforia e felicidade para os portugueses: os festivais de música são o prelúdio, as bandeiras começaram a sair dos armários, alguns cafés já promovem a imperial quase à borla nos dias em que jogará a Selecção, e a Sport Tv rendeu-se ao impulso autárquico de oferecer futebol aos cidadãos. Os ecrans gigantes não são baratos, mas não nos preocupemos: as despesas com os estádios do Euro 2004 são muito maiores e os munícipes aceitam com alegria que as suas contribuições em IMI, IMT e taxas de esgotos sejam lançadas cano abaixo nesses investimentos.

Eu compreendo bem a irritação do jcs com o que nos espera a partir de 9 de junho. Os canais de rádio e tv falarão do mesmo durante longas horas, o silêncio dos prédios será interrompido por coros bem sincronizados de júbilo ou decepção, e há mesmo a possibilidade de alguns buzinões desassossegarem as cidades. No entanto, sem ser apreciador de futebol, não vejo mal nenhum nisto. A verdade é que, embora omnipresente, o futebol ainda não é obrigatório: vê-se e ouve-se por opção individual inteiramente livre. Para além de não ter nada contra a felicidade geral, até acho agradável a tranquilidade que se instala nas ruas e no trânsito quando tudo corre para o ecran mais próximo à hora dos jogos, fazendo lembrar, para melhor, Lisboa em Agosto.

Por outro lado, temos que reconhecer que é no âmbito do futebol que os portugueses criaram produtos de primeira água. Os descobrimentos e os Jerónimos estão feitos há quase cinco séculos, os Lusíadas têm a mesma idade, e de então para cá nada nas artes, na ciência, ou na técnica, relevante em termos globais, tem a marca portuguesa. Se é certo que de vez em quando alguns nomes adquirem merecido destaque internacional, não temos primeiros lugares no pódio fora do futebol. Dar ao mundo vários jogadores de cinco estrelas e um treinador topo de gama é obra e, para bem ou para mal, condicionante da imagem que temos de nós próprios.

Sem comentários: