sexta-feira, novembro 11

O rigor e a falta dele

Se eu afirmar:

A causa dos tumultos em França é a imensa disponibilidade dos compreendedores e justificadores de serviço. Os "jovens" sabem que eles acorrem sem demora a desculpar tudo, ou melhor, já estavam a desculpá-los antes de eles terem começado

é natural que me acusem de simplismo e de falta de rigor intelectual. Apesar disso creio que são ainda menos rigorosas determinadas asserções repetidíssimas nestes dias:

A causa dos tumultos em França foi uma frase proferida por Sarkozy.

A causa dos tumultos em França está no falhanço da integração de certa comunidade.


Os que advogam a primeira afirmação estão a um passo de achar justo que, após uma discussão entre dois automobilistas A e B, em que A chama filho da p... a B, B dispara um tiro sobre A.

A segunda afirmação é um soundbite simplista ou com mensagem subliminar escondida. A comunidade de onde emanam os "jovens" não é conhecida pelo anseio de integração, mas, pelo contrário, pelo desígnio de dominar um território onde possa fazer valer as leis dos seus países de origem. Por outro lado, os activistas que comandam os tumultos nem por um segundo tentam dissimular um ódio profundo à Europa. Isso até nas declarações dos tais "jovens" que passam aqui e ali na tv se tem percebido. Portanto, quando se fala de integração neste contexto está-se, com certeza, a dar música aos ouvidos da plateia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Friday Free Stuff
Ladies and gentlemen, I'm thrilled to announce that for this week's Friday Free Stuff we're going to be giving away..... Java t-shirts as we play.... Crack the Verifier ! In ...
Hi there. I am an abstract fibre and textile artist from New Zealand at www.fabcreations.co.nz. I would really like to receive your comments on my art pieces. Have been searching for similar blogs and yours came up. Great post.

raiva disse...

Ontem vi Ana Gomes, no eixo do mal, referir a política externa dos países ocidentais como causa dos acontecimentos em França.

Como também a ouvi dizer que o Paulo Pedroso está inocente, percebi que delirava...