terça-feira, novembro 22

Blá-blá hertziano

Nas manhãs durante a semana, os portugueses, ou talvez um grupo de habituados, discutem um assunto das notícias do dia no forum da TSF. À tarde, o mesmo tema ou outro é discutido entre mulheres: é o forum mulher, na mesma rádio. Não se percebe bem o que levou os programadores a criar este espaço: como as mulheres podem intervir (intervêm efectivamente) no da manhã e os temas são essencialmente os mesmos, a existência do forum dedicado à intervenção das mulheres poderia ser considerada uma iniciativa reaccionária e retrógrada. No forum mulher é uma jornalista que faz o papel de moderadora, para que aquele espaço não seja contaminado nem ao de leve pela presença masculina. Tratar-se-ia, à primeira impressão, de matar saudades do gineceu ou dos lavores femininos de antigamente, ou simplesmente de dar rédea larga a paleio de mulherio, mas não é nada disso: as discussões são como as outras (as da manhã). Não se percebe, pois, porque é que o forum da tarde não se chama simplesmente forum da tarde e porque é interdita a participação masculina.

Aqui chegados, estamos a um passo de concluir que a TSF discrimina os homens e ficamos a pensar se não deveríamos exigir um forum homem, já. Ora bem, a conclusão seria apressada e a reivindicação supérflua, porque todos os ouvintes atentos sabem muito bem que o androceu em forma de forum já existe há muito tempo: é a bancada central, em horário nocturno. E aí, sim, temos um espaço que não só está na prática vedado às mulheres como devotado a conversa domem, que oscila entre o elogio enternecido ao moderador, ou à equipa ou ao jogador que cada um leva no coração, e o insulto suave. Afloram-se os problemas do tratamento dado ao Ricardo, das atitudes do Sr Pinto da Costa, e chega a filosofar-se em tom desafiante sobre as assimetrias norte-sul e sobre as virtudes do berço de Portugal quando comparado com terras de mouros. O Sr Fernando Correia distribui agradecimentos e concilia os participantes, demonstrando uma eficácia apaziguadora que é característica de espaços muito dados à emoção, como este. Por vezes intervém também uma figura respeitada que é referida como o professor e até declama poemas.

Não, a TSF pode ser excessivamente politicamente correcta mas não se pode dizer que esteja a humilhar excessivamente as mulheres, pelo menos enquanto não criar a bancada-central-mulher.

Sem comentários: