quarta-feira, novembro 30

Desventuras da Educação: a demissão forçada de Laurent Lafforgue

Laurent Lafforgue, eminente matemático, medalha Fields em 2002, é forçado a demitir-se do Haut Conseil à l'Education. As razões estão extensivamente explicadas aqui. Vale a pena ler na íntegra e não é difícil constatar que, na sua essência, as críticas de Lafforgue são aplicáveis ao que se tem passado entre nós no âmbito da educação nas últimas décadas.

Por exemplo, sobre a intenção do Presidente do HCE de apelar aos peritos da Educação nacional - inspecções gerais e direcções da administração central, em particular direcção da avaliação e da perspectiva e direcção do ensino - Lafforgue reage assim:

Para mim, é exactamente como se fôssemos um Alto Conselho dos Direitos do Homem e apelássemos aos Khmers Vermelhos para constituir um grupo de peritos para a promoção dos Direitos Humanos. (...) Cheguei à conclusão de que o nosso sistema educativo público está em vias de destruição total. Esta destruição é resultado de todas as políticas e reformas empreendidas por todos os governos desde o fim dos anos 60.
Estas políticas foram desejadas, aprovadas (...) e impostas por todas as instâncias dirigentes da Educação Nacional, quer dizer em particular: os famosos peritos da Educação Nacional, os corpos de inspectores (recrutados entre s professores mais dóceis e submissos aos dogmas oficiais) (...) os corpos de formadores (...) cheios dos famosos (...) especialistas das chamadas "ciências da educação", a maioria dos peritos de comissões de programas, numa palavra o conjunto da Nomenklatura da Educação Nacional. Estas políticas foram inspiradas a toda esta gente por uma ideologia que consiste em não valorizar o saber e que mistura (...) a crença em teorias pedagógicas delirantes (...) a aprendizagem de conteúdos vagos (...) a doutrina do aluno "no centro do sistema" que deve "construir os próprios saberes". Esta ideologia tomou conta igualmente dos dirigentes dos sindicatos maioritários.

1 comentário:

VR disse...

Magnífico blog este!

Como ando a ver se também divulgo o meu umbigo ORTOGAL, convido-os a disfrutar, entre outras coisas interessantes, do post intitulado:

Paulo Morais - Uma Voz da IV República!

em www.oortogal.blogspot.com

Saudações a todos, e obrigado pela vossa visita

VR