terça-feira, agosto 21

A morte suspensa da senhora Gu

A realidade acaba de nos servir mais uma história fascinante, com o potencial de inspirar muita ficção. O introito do filme pode ser a cena da condenação à morte de Gu Kailai, no Tribunal do Povo em Hefei. Depois há um fash-back. A cena é um encontro em Inglaterra entre Gu e Neil Heywood, que ela há-de assassinar 10 anos depois. Percebe-se nas cenas seguintes uma tensão crescente em torno de grandes projectos imobiliários, entrecortada por sugestões de uma atracção amorosa que desponta. Cenas onde intervém Bo Xilai, marido de Gu e importante figura do Partido Comunista, deixarão instalada a dúvida sobre o tabuleiro em que joga cada uma das personagens.

Antes de 1/3 do filme convém introduzir outra figura com relevo para o desfiar da história: Wang Lijun,  chefe de polícia de Chongking e braço direito de Xilai. Lijun tem em mãos uma iniciativa anti-corrupção que vai de sucesso em sucesso.

As coisas complicam-se entre Gu e Heywood. O destino de um projecto gigantesco e dos milhões que ele faria correr abrem hostilidades por onde perpassam ameaças e chantagem. Aqui é necessário recorrer a um guionista de qualidade para dar vida e realismo ao enredo.

O assassínio de Heywood, assistido por Zhang Xiaojun, assessor de Gu, ocorre a meio do filme. A cena que precede o envenenamento merece particular atenção, pois é a altura de mostrar toda a perversidade de Gu. Saberemos pouco depois que o homicídio desperta a atenção do polícia Lijun, habituado a farejar crimes onde se jogam grandes fluxos de dinheiro e transacções ilegais. Lijun vai seguir de perto a investigação e descobre, com horror, que a pista conduz à esposa Bo Xilai. Lijun terá de se refugiar na embaixada dos Estados Unidos e vai passar um mau bocado, mas o filme não pode dispersar-se por aí.

Em paralelo e alternância de "takes" mostra-se a história do polícia X, subordinado de Lijun em quem este não tem grande confiança. X vive uma paixão tórrida por Y, empresária vagamente suspeita de ter morto o marido de maneira brutal por discussões de propriedade. Y é protegida por X e sempre mostrada em cenas mal iluminadas, embora se lhe reconheça semelhança física com Gu.

A queda do casal Gu e Bo será mostrada do ponto de vista dos polícias e em simultãneo com o avançar da investigação ao crime perpetrado pela senhora Y, que é presa mas pouco depois desaparece.

Perto do fim voltamos à cena do julgamento e leitura da sentença. As cenas finais mostram a perturbação do responsável da investigação sobre Y intrigado com o desaparecimento da suspeita. Na última cena ele está a ver o video do julgamento de Gu e faz-se luz: é a senhora Y que está no tribunal a declarar que a sentença é muito justa. O mistério passa a ser o desaparecimento de Gu.

Este argumento é quase todo  baseado em factos reais.




2 comentários:

Anónimo disse...

Olá senhor blogger,
Obrigado pela sua pertinente - na minha opinião - resposta ao meu último comentário.

Aqui o "plot" parece-me ser excelente... Isto poderia dar qualquer coisa... Tinha que se introduzir um inspector Columbo (Peter Falk com a peruca) que nous daria a opinião da sua estimada - por ele - esposa (a dele)!
Essa morte suspensa poderá ser comparada com uma situação pondo em cena a espada do Damoclès? Os cavalos chinêses tendo caudas em fios de plástico made in PRC, a espada ficará
suspensa, até que se esqueçam do marido da senhora ou dela mesmo e que o fio da mesma qualidade que as ferramentas e outras bugigangas de mesma origem, ceda. A senhora do tribunal desaparece, faz uma plastica em Hong- Kong et pschitt desvanece-se.

Anónimo disse...

Olá senhor blogger
Já deixei um comentério neste post, mas agora tenho outro porque
acabei de receber a seguinte informação: a China fez suprimir da linguagem utilisada na Net a palavra "sósia" sobretudo en assuntos dizendo respeito à estimada (lá) senhora Gu