sexta-feira, julho 30

No poupar está o ganho

Morreu ontem Theo Albrecht, um dos homens mais ricos da Alemanha, co-fundador com o seu irmão Karl da cadeia de lojas de desconto ALDI. Uma ideia de sucesso que se multiplicou no pós guerra e foi exportada para a Europa: nós cá temos o LIDL. A ideia é simples -- vender um stock limitado de produtos, poupar no preço, na publicidade, na apresentação, por vezes na qualidade, que remédio. Muitos consumidores agradecem. Conta-se que Theo era um poupante empedernido: nunca mudava de sala sem apagar a luz e reduzia a iluminação ao indispensável. Deve fazer parte do segredo para construir uma grande fortuna, que a populaça agora escarnecerá porque deixa todos os stand-by ligados e pensa que tem lâmpadas economizadoras. As notícias não informam sobre a causa da morte de Theo. Talvez o facto de ter 88 anos seja suficiente, embora não reconhecido como causa legal.

2 comentários:

Jorge Salema disse...

Ainda bem que existem blogs que nos ilustram e educam de forma tão esmerada. Um indigente até poderia pensar que a fortuna material se faz com as receitas e não com a poupança, mormente a da luz da sala! De certa forma, os pobres são os que deixaram as luzes acesas e não cuidaram de fechar a porta do frigorífico. Por isso, e de certa forma - merecem

lino disse...

Ou o caro leitor Jorge Salema (que eu sei que aprecia o humor) estava com o espírito particularmente acerado quando comentou, ou eu não estou a conseguir fazer passar uma ironia óbvia como tal. Aquele traço da personalidade de Theo, se é que corresponde à verdade, tem um valor meramente anedótico.