segunda-feira, dezembro 3

Utopia na gaveta, para já

Socialismo do séc. XXI ... um regime pacífico e democrático assente na complementaridade entre a democracia representativa e a democracia participativa; legitimidade da diversidade de opiniões, não havendo lugar para a figura sinistra do "inimigo do povo"; modo de produção menos assente na propriedade estatal dos meios de produção do que na associação de produtores; regime misto de propriedade onde coexistem a propriedade privada, estatal e colectiva (cooperativa); concorrência por um período prolongado entre a economia do egoísmo e a economia do altruísmo, digamos, entre Windows Microsoft e Linux; sistema que saiba competir com o capitalismo na geração de riqueza e lhe seja superior no respeito pela natureza e na justiça distributiva;
Boaventura Sousa Santos, director do Centro de Estudos Sociais, laboratório associado com classificação de excelente, é também derrotado hoje. O presidente Chávez não estudou bem os seus artigos.

No PÚBLICO ainda não tiveram tempo de absorver a notícia.

2 comentários:

Orlando disse...

Quando o Bush ia perder 49 contra 51 com o Al Gore, o que é que ele fez?
Mas esse senhor é um democrata acima de qualquer suspeita, como todos nós sabemos...

O Chavez, se ganhasse, tinha aldrabado as eleições. Como perdeu...

Ao que parece existem eleições livres e justas na Venezuela, ou eu estou a ver mal as coisas?

lino disse...

Quem é que disse que eu não penso que ele mesmo assim aldrabou? Sou um reaccionário com uma visão muito enviesada do mundo, não há nada a fazer. :)