quinta-feira, maio 17

Nastagio degli Onesti

Completam-se hoje 502 anos sobre a morte de Sandro Boticelli. Neste painel do Nastagio, o cavaleiro suicida, já morto, executa o castigo da mulher que amou e o rejeitou, também morta, arrancando-lhe o coração e dando-o aos cães. A cena macabra repete-se todas as sextas feiras no mesmo sítio a uma hora certa: a maldição cumprir-se-á até à eternidade.
A história é revelada a Nastagio, quando passeava no bosque, também ele a pensar no suicídio por causa de uma donzela que não o quer. Noutro painel, Nastagio convidará a jovem que o rejeita para um festim no bosque... uma sexta à tarde. Parece que ela, depois de ver o que sucedeu à outra, aceita casar com Nastagio.

A reprodução está no site da Berger Foundation.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo Lino
Que história tão triste que foi escolher a propósito de Boticelli...Bem, não sei...talvez, antes casada que morta!
Então e as suas musas, a sua Venus e a sua Primavera!? "Since the 19th century his work has been seen to represent the linear grace of Early Renaissance painting, and The Birth of Venus and Primavera rank now among the most familiar masterpieces of Florentine art. (http://www.sandrobotticelli.net/).
Abraço
MEG

lino disse...

Cara MEG: Não sei se a história é assim tão triste. Acho-a mais irónica do que trágica. Quanto à Vénus e à Primavera, sem desmerecer das suas graças e do mercúrio, já tiveram divulgação que baste em tampas de chocolates, com protecção de celofane. :) abraços

Anónimo disse...

EhEhEh!
..tampas dos chocolates com protecção de celofane.
E naqueles quadros das feiras ao lado do menino com lágrima ao canto do olho.:)
Abraço
MEG