domingo, março 29

A ciência no labirinto

A ciência é permeável à ideologia? Bom, a ciência é feita por seres humanos e todos temos a tendência para acreditar, ou pelo menos aderir emocionalmente, a determinados esquemas de explicação da realidade.

“The pope is correct, or put it a better way, the best evidence we have supports the pope’s comments. He stresses that “condoms have been proven to not be effective at the ‘level of population' " disse à National Review Online Edward C. Green, director do AIDS Prevention Research Project no Harvard Center for Population and Development Studies. Green explica que isto pode dever-se ao fenómeno que denomina compensação de risco.

A revista Lancet intimou há dias o Papa a desdizer as recentes afirmações sobre a ineficácia do preservativo. Há portanto sinais de fractura a nível da comunidade científica, o que não é inédito: já a respeito das "alterações climáticas" (o nome mais em moda do "aquecimento global") elas são mais que evidentes. No caso da prevenção da SIDA, dá que pensar, pelo menos, que se registem aumentos de infecção em sociedades como as nossas, onde em princípio o acesso ao preservativo é fácil e onde pouca gente liga ao que diz um qualquer papa.

Todos ralham. Quem terá razão?

A Lancet publicou até 2004 e 2006 artigos em que se pretendeu contar o número de mortos após a invasão do Iraque, e as reacções não foram pacíficas: os procedimentos metodológicos dos autores foram contestados e um dos autores fortemente censurado por recusar a revelar o procedimento seguido. (Uma parte da controvérsia está aqui e podem ver-se mais detalhes na Wikipedia.) Não consta que a Lancet tenha desdito o conteúdo do que a esse respeito publicou.

Sem comentários: