Quando foi lançado um plano de acção para a Matemática, no final de 2005, exprimi dúvidas sobre aspectos relacionados com a direcção do projecto, onde assumiram papel de relevo defensores das políticas que têm conduzido ao desastre do ensino da disciplina. Os primeiros textos publicados pela comissão nomeada para o efeito continham um número suficiente de parágrafos em eduquês para ficarmos de sobreaviso.
É claro que a ministra sabia o que fazia. Não tem que se admirar, agora, de que lhe venham contestar esse vício de pretender que as acções sejam empreendidas tendo em vista resultados.
A APM aceitou estar representada na Comissão de Acompanhamento desta medida [o Plano de Acção para a Matemática], onde sempre contrariou o discurso excessivamente centrado sobre os resultados esperados com a realização dos projectos nas escolas, porque há muitos aspectos das aprendizagens que não são mensuráveis, sobretudo a curto prazo, e porque há muitos factores, alheios ao sistema educativo, que influenciam as aprendizagens dos alunos. A afirmação de que os resultados dos exames de Matemática do 9º ano vão ser “teste ao trabalho das escolas”, revela ausência de sentido pedagógico e exprime uma leitura muito simplista e redutora do que é esse trabalho e a educação. (Comunicado da Associação de Professores de Matemática, 15 de Maio).
Muitos aspectos não mensuráveis? Vá lá, vá lá. Mas, que diabo, professores de matemática não conseguem descobrir um par deles que o sejam?
Parece-me que a APM está a querer converter-se em factor alheio (se não de bloqueio) ao sistema educativo. E a revelar ausência de responsabilidade e sentido pedagógico. E a exibir uma leitura muito simplista e redutora da realidade.
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