terça-feira, fevereiro 20

Os direitos dos animais vistos à esquerda

O referendo ao estatuto de Andaluzia não excitou particularmente os andaluzes. Começa a ser normal a separação entre dois mundos com interesses disjuntos: o da gente "normal" e o dos profissionais da política. Apesar disso, estes lá vão levando a água ao seu moinho, talvez demorando mais, talvez deixando alguma pelo caminho.

No admirável mundo novo de Espanha já se anuncia outra grande causa: a dos direitos dos animais. Os touros de morte estão, agora sim, ameaçados de morte. É a ministra do ambiente,Cristina Narbona, que dá o tiro de partida, anunciando, para já, resultados de sondagens que revelam o fraco apoio dos espanhois à morte do touro na arena. Bem, apesar de tudo esse apoio parece subir aos 40% na Andaluzia. Ora aí está um tema que talvez desperte do seu torpor e indiferença as populações ingratas face ao labor dos governantes.

Não tenho simpatias pela tourada e não me comove o facto de os Picassos e Hemingways terem sido grandes aficcionados. Também me deixa indiferente a campanha que se antevê contra a matança do touro. Tenho só uma pequena curiosidade: irá a ministra contrariar a comercialização de carne halal, que já se realiza em gande escala no país? Ou o sofrimento infligido a animais será tolerável desde que feito em nome de uma determinada religião cujos seguidores nunca podem ser contrariados?

1 comentário:

Portuguese Recipes disse...

Não tenho simpatias pela tourada, não gosto da crueldade contra os animais.