segunda-feira, fevereiro 5

A invenção de Sónia

Há menos de um ano, imprensa e televisões mostraram-nos o exemplo encorajador de Sónia Moreira: educada na obra do padre Gregório, descobriu a sua vocação para a matemática com uma explicadora (a stora dela não explicava muito bem) e foi por aí acima até à olimpíada europeia da disciplina. O desempenho valeu-lhe uma bolsa para ir estudar medicina em Oxford.

Ontem, a TVI veio revelar que toda a história é inventada. A acumulação de detalhes, misturando o verosímil com o suspeito, torna o caso notável pela simplicidade com que foi urdido e deglutido. Numa das notícias surgem mesmo declarações da psicóloga que dirige a instituição que acolhia Sónia. A TVI refere que Sónia não deve ter actuado sozinha e até pode ter havido intenções menos inofensivas do que simplesmente criar uma historieta de falsa notoriedade.

Sozinha, certamente que não. Para efeitos de divulgação, teve a "comunicação social" do seu lado. O resultado não é muito bom para estes media. Se uma Sónia de 21 anos os enrola desta maneira, o que não poderemos pensar de gente muito mais sabida e com muito mais meios à disposição, como alguns educadores, alguns artistas, algum político convertido a cineasta de terror?

Sem comentários: