segunda-feira, janeiro 29

Bento e Heba

Bento XVI, 27 de janeiro: O matrimónio é fruto do consentimento de homem e mulher. A sua indissolubilidade não provém da vontade dos contraentes: é intrínseca à natureza do forte laço estabelecido pelo Criador. A mentalidade relativística, que até pode insinuar-se na comunidade eclesiástica, deixa-se seduzir por caminhos interpretativos que implicam rotura com a tradição da Igreja. Perante Deus, o matrimónio é entre homem e mulher, indissolúvel e definitivo.

Noutras paragens, a dra. Heba Kotb fala a uma crescente audiência no canal egípcio Al Mehwar, transmitido por satélite. Tentando não contradizer o Corão, aborda com frequência as posições sexuais, o orgasmo feminino e a impotência. A homossexualidade é descrita como doença, mas para já não consta que advogue a eliminação dos doentes. Recentemente aconselhou um telespectador a não se privar de sexo durante o ramadão. Os conservadores parecem andar irritados com o programa. Heba está convencida de que o Islão compreendeu o sexo muito antes do resto do mundo.

Qualquer um destes discursos tem pontos que se prestam a ser ridicularizados: a realidade nos mundos respectivos faz de algumas destas asserções meros desejos bem (ou menos bem) intencionados. No entanto, ambos vão ao encontro de um vazio nos espaços onde surgem. Falar abertamente de sexo no mundo árabe - sobretudo sendo uma mulher a fazê-lo - pode contribuir para não deixar tudo na mesma. Falar da dimensão sagrada do casamento, mesmo com o risco de irritar os defensores de causas identitárias, pode não levar muito longe, mas é um alerta sobre os riscos que corre uma sociedade em declínio biológico.

Sem comentários: