O que se passa com os exames nacionais, particularmente com os infelizmente notórios de Química e Física, é sintoma nítido de que o ministério da educação é incapaz de controlar a máquina defeituosa que pôs em movimento. Fala-se de perguntas que não avaliam nada que tenha a ver com os programas e até de algumas a que os próprios professores são incapazes de responder. Situações igualmente caricatas, embora de menor gravidade, têm atingido exames de outras disciplinas.
Os exames reflectem e procuram respeitar, tanto quanto me apercebo, os programas e as suas indicações metodológicas. Para os menos informados, que julgo constituirem a maioria da população, as ditas são consideradas, pela ortodoxia instalada (associações de professores incluídas), essenciais e indissociáveis dos conteúdos programáticos. Sucede que as indicações costumam incluir o catecismo da didáctica politicamente correcta, onde têm lugar elucubrações, transformadas em lei, das mentes tresloucadas de cientistas da educação, nacionais e estrangeiros. Quem consultar o programa oficial de uma disciplina encontra mais facilmente este rosário de loucuras do que a matéria que se espera que seja ensinada. As indicações costumam ter reflexos bem visíveis no modo como certas questões são formuladas em exames. Tenho razões para crer que o problema agora exposto à luz do dia é bem anterior ao fabrico dos exames, embora as comissões que elaboram as provas tenham uma parte importante de responsabilidade no desastre.
Não conheço o caso concreto da Química e da Física, mas conheço em detalhe o da Matemática. Considero as indicações metodológicas que embrulham os programas inadequadas e pedagogicamente nocivas. Por acaso (ou por muita ponderação e habilidade de quem tem feito as provas) não tiveram, até agora, reflexos gravosos nos exames nacionais. Mas num sistema tão infectado pela falta de bom senso, o desastre espreita a cada momento. Uma pequena variação na composição de uma comissão ou um momento de cansaço e distracção podem ser fatais ao nível dos resultados. Por agora, a borboleta bateu as asas lá para os lados da Química e da Física. Irá o caos ficar por aqui?
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