sábado, setembro 17

Ver DVD é pós moderno e não linear

Na sua coluna de 14 de setembro no PÚBLICO, E. Prado Coelho mostra-se extasiado com o DVD: Com o DVD “transgredimos… a linearidade da leitura”; "É permitido parar, analisar, comentar. Leva a uma deslinearização da cultura, que é uma das características da pós-modernidade. Não há começo nem fim, estamos sempre no meio”

O DVD é bué de fixe, mas não sei se uma tal euforia teorizante se justifica. Ver e rever também se podia fazer antes do DVD, nos cinemas de sessões contínuas ou vendo os filmes mais de uma vez. Claro que se perdia mais tempo e as funcionalidades do DVD dão-nos opções novas, mas duvido que os projectistas desta maravilha técnica se sintam pós modernos lá por isso.

Esqueceu EPC que o DVD pode também contribuir para a linearização da cultura. Se há filmes onde tempo e espaço são manuseados de forma inteligente e não trivial, acrescentando valor e significado à narração (exemplo no cinema recente: Jackie Brown, de Tarantino) outros há que baralham o tempo de forma arbitrária (exemplo: 21 gramas) transformando uma história banal num shuffle gratuitamente enigmático. O DVD seria útil, em casos como este, para repor a linearidade, isto é, ver as coisas por uma ordem mais razoável.

1 comentário:

raiva disse...

O que é certo é que comprei o dvd com "Os pássaros" se bem que tenha o respectivo VHF...

Há recursos no dvd que, neste caso particular, que me fascina, o vídeo não acompanha.