sábado, setembro 17

Mais um problema resolvido

Tem causado muita apreensão a imposição aos professores de um horário fixo nas escolas, para além das aulas. Tanto quanto sei, as escolas básicas e secundárias não têm instalações que permitam a permanência dos docentes com boas condições de trabalho fora do horário lectivo. Por isso, a medida da Ministra pareceu-me sempre pouco sensata.

Mas felizmente há quem pense por todos e venha generosamente descortinar soluções que estavam mesmo à nossa frente. Nem se percebe como não as víamos. Em artigo publicado hoje na XIS (o insulto ao PÚBLICO que temos de carregar com o jornal de sábado) Daniel Sampaio oferece sugestões de possíveis actividades docentes e respectivos locais de realização. Vou citar e juro que não vou inventar nada, até porque não pretendo os louros da descoberta:

Reunião do conselho de turma. Local: recanto da sala de professores

Atendimento de alunos. Local: refeitório

Apoio a alunos com dificuldades. Local: o mesmo do ponto anterior

Atendimento de pais: recanto do ginásio

Decoração da escola. Local: corredores mal pintados

Debates e recepção a personalidades na escola: recanto da sala de profs, recanto do ginásio

Conversa com os auxiliares de acção educativa: mesa do funcionário ou recanto do corredor


O INIMIGO PÚBLICO de ontem abriu concurso para novos colaboradores, encorajando a submissão de artigos com um humor de tipo novo. Terá havido troca nos suplementos a que o escrito era destinado?

NOTA. Em artigos sobre o início do ano escolar hoje insertos na XIS podem encontrar-se as seguintes expressões:

fichas de trabalho e auto-conhecimento

competências que permitam a apropriação pelos alunos de métodos de estudo e de trabalho que promovam uma maior autonomia das aprendizagens

estabelecimento de objectivos pessoais significativos e do desenvolvimento das concepções de si próprio

são os alunos os protagonistas do processo educativo, personagens que tomam nas suas mãos as rédeas do aprender

o estudante (…) munido de uma diversidade de conhecimentos e estratégias, exerce em pleno as suas capacidades de decisão e reflexão

cabe aos educadores orientar e monitorizar o aprender a aprender


Já lemos isto em algum sítio, ou não? Agora a XIS divulga extractos da produção ideológica do Ministério da Educação.

2 comentários:

raiva disse...

Compro o jornal habitualmente e nem abro o Xis, vai directo para o lixo.

Será que é lido por muitos?

mentes inquietas disse...

"Tem causado muita apreensão a imposição aos professores de um horário fixo nas escolas, para além das aulas."

Confesso que me faz confusão essa apreensão e me parece natural essa "imposição". Acredito que as condições poderão não ser as melhores, mas, porque razão os professores se refugiam no "não há condições, então vamos para casa".

casimiro
http://mentes-in-quietas.blogspot.com/