segunda-feira, agosto 29

Cada macaco no seu galho

Por ter referido os anos 70 no post anterior, veio-me à memória um detalhe, que ainda me faz sorrir, dessa época que já parece tão longe.

No princípio dos anos 70 começaram a aparecer entre nós os grupos de teatro que queriam romper com as formas clássicas de actuação. A sua bandeira era estética e política. O aspecto anedótico a que quero referir-me é que começou a ser moda provocar a intervenção do espectador na representação. Este desígnio estava em consonância com teorias da arte de acordo com as quais todos têm capacidades que vale a pena mostrar e, em última análise, tudo é arte. Lembro-me de ter contactado com o fenómeno pela primeira vez num teatrinho dos arredores de Lisboa: às tantas os actores ficaram imóveis, deitados no palco, à espera de um estímulo vindo da plateia para continuarem (não me lembro como se desbloqueou a situação). Anos mais tarde, num espectáculo no Chapitô, a que pensava que ia assistir descansado, obrigaram-me volta e meia a levantar-me e agitar um lençol, em conjunto com outros espectadores, para simulação de ondas numa cena que se passava num barco. Noutros casos, cheguei a ser chamado ao palco para fazer já não me lembro o quê.

Como não me dá tranquilidade saber que provavelmente sou chamado à acção quando o que quero é simplesmente ver um espectáculo, passei a perguntar, sempre que ia comprar um bilhete, se alguém iria pedir-me para fazer alguma coisa, caso em que a compra seria imediatamente anulada. Quando pago um bilhete, não é para trabalhar.

É provável que ainda haja vestígios daquela moda, mas tanto quanto me apercebo ela foi desaparecendo, ou pelo menos foi-se tornando menos frequente. No entanto, o princípio subjacente sobreviveu noutras formas: no jargão dos modernos pedagogos, por exemplo, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem e, no limite, dentro da sala de aula todos aprendem e todos ensinam. (Também gostam muito, aliás, de falar dos actores do processo de ensino-barra-aprendizagem.) Trata-se, claramente, de uma confusão deliberada de papéis, como no teatrinho de vanguarda.

1 comentário:

Orlando disse...

A escola deve ser eficiente. Na arte vale tudo. A maior parte das pessoas não tem alternativa à escola pública. Ao teatro via quem quer. Estás a comparar o imcomparável.