sábado, agosto 20

Breve memória da estação idiota




Falta de estudo: foi anunciado, já não me lembro bem quando, que o governo iria gastar uns euros para dotar cada português de correio electrónico (ce), a começar pelos funcionários públicos. Ora, além de os funcionários públicos já disporem, normalmente, de ce nos respectivos locais de trabalho, o governo deveria estar informado de que, assim como cada famíla tem, normalmente, 2 casas, 2 carros, 6 aparelhos de tv e 6 telemóveis, cada português tem uns 3 ou 4 endereços de ce, que funcionam bem e são gratuitos. Pelo contrário, acesso à internet barato é que não. Certamente que não foi feito um "estudo" conveniente da situação.

Excesso de estudo: através de um anúncio para recrutamento de pessoal docente, fiquei a saber que na Universidade de Évora são leccionadas disciplinas com os seguintes nomes: Alojamento e desenvolvimento turístico, Práticas de operadores turísticos e Teorias do Turismo.

A escola pública não veicula ideologia? A respeito de escola pública versus escola privada, trocaram-se argumentos (e também alguns insultos) no PÚBLICO, entre Mário Pinto e Vital Moreira. No artigo de Vital Moreira, publicado em 9 de Agosto, é referido o "impedimento... de o Estado programar o ensino público de acordo com quaisquer directivas filosóficas, ideológicas ou religiosas". Para o autor, este é "o grande argumento a favor da escola pública". Ora, se este considerando parece perfeitamente razoável em abstracto ele é origem de um tremendo equívoco quando se olha de perto a realidade que temos. Assim, julgo que a afirmação de que na escola pública "nem professores nem estudantes estão sujeitos a orientações nem a directivas ideológicas ou doutrinárias" é facilmente desmentida pelos factos.

Ao fazer esta observação não estou a pensar em matérias que podem ser fonte de polémica fácil, como certas disciplinas do âmbito das ciências humanas ou a educação sexual. Estou antes a pensar no ensino de uma disciplina que posso apreciar com bastante conhecimento de causa: a matemática. Basta examinar os programas oficiais, ou o modo como são concretizados em textos do ministério ou em alguns manuais disponíveis e utilizados nas escolas, para que identifiquemos traços de uma ideologia plasmada nas indicações metodológicas, que são mais desenvolvidas do que os póprios tópicos do programa e espartilhantes da liberdade e da iniciativa do professor. São exemplos: a recusa do domínio das técnicas de cálculo e da utilização da memória; a utilização de calculadoras em contextos onde isso não é recomendável; a ocultação deliberada de certas conexões lógicas entre matérias relacionadas, ferindo assim a essência da disciplina. As indicações são ricas em chavões como temas transversais, formas de organizar pensamento,desenvolvimento de atitudes e capacidades, construção de conceitos a partir da experiência de cada um, área de projecto...

À primeira vista, poderia julgarar-se que se trata de indicações recomendáveis por via de validação científica. Mas jamais foram exibidos estudos que suportassem tais escolhas. E seria surpreendente que eles existissem, pois o que mostra a realidade dos resultados de avaliações em anos recentes (com estas formulações de programas em vigor) estaria em profunda contradição com aqueles princípios. Por conseguinte, é de ideologia que se trata.

1 comentário:

AA disse...

Implacavelmente verdadeiro.