sábado, outubro 10

O Prémio e os motivos

Jagland said the decision was "unanimous" and came with ease.

He rejected the notion that Obama had been recognized prematurely for his efforts and said the committee wanted to promote the president just it had Mikhail Gorbachev in 1990 in his efforts to open up the Soviet Union.


Abrir? era mais fechar, no sentido de encerrar, dissolver (felizmente) o regime a que presidia. Pouco mais de um ano depois de o prémio ter sido atribuído a Gorbachov, a União Soviética terminava a sua existência.

Julgo que o comité Nobel está a ser demasiado optimista (felizmente, também) em relação a Obama. Ele não lhes vai fazer aquela vontade inconsciente.

Fora de cinismos, foi mais um assédio do que um prémio: carregado de voluntarismo de quem o atribui e de uma agenda com trabalho de casa para o agraciado, o Nobel da Paz 2009 está de acordo com a concepção "new age" de que tudo se resolve com boas intenções e pensamento positivo.

2 comentários:

Jorge Salema disse...

Será que os problemas que enfrenta o mundo se resolvem melhor com "más intençoes"?

lino disse...

Um prémio que deveria acautelar o prestígio próprio deve ser atribuído a intenções?

"Congratulations, Mr. President. Now earn it". As pressões sobre o presidente em exercício não estão já aí? http://www.nowpublic.com/world/michael-moore-congratulations-mr-president-now-earn-it