sexta-feira, setembro 8

As vítimas da pedagogia

Alan Johnson, secretário de estado britânico para a educação, acaba de reconhecer que as metodologias impostas pelos governos para o ensino da aritmética e da escrita, desde finais dos anos 90, terão prejudicado a aquisição de conhecimentos de mais de cinco milhões de alunos. A tabuada vai ser ensinada mais cedo do que nos anos recentes, bem como a maneira de efectuar no papel operações elementares. Descobre-se agora também que os rapazes não têm mais dificuldade do que as raparigas em aprender a ler! Parece que afinal basta ensiná-los de modo sistemático, sem recurso às técnicas delirantes inventadas pelos marcianos da pedagogia.

À atenção da Sra Maria de Lurdes Rodrigues, que umas vezes parece perceber para onde vai e outras vezes não. Está quase a fazer um ano a operação de emergência para salvar o ensino da matemática, coordenada por uma larga maioria de marcianos, com um ou outro terrestre no papel ingrato de minoria quase sem voz. Espera-se que um dia se venham a avaliar os resultados. Receio que sejam fracos, além de, para já, dar mais força aos marcianos.

1 comentário:

António Araújo disse...

>Descobre-se agora também que os >rapazes não têm mais dificuldade do >que as raparigas

Dito de outra forma: O regime patriarcal reaccionario destroi os métodos progressistas de ensino que revelavam a superioridade intelectual feminina, recuperando métodos de "ensino" medievais opressivos e limitativos que esmagam a sensibilidade feminina criando uma igualdade meramente aparente!

A questão não deveria ser meramente se 2+2 é ou não igual a 4, mas sim: "Como é que te sentes acerca disso?..."

Que vergonha!....:p