sábado, abril 3

A demagogia selectiva

Francisco Louçã definiu implicitamente, há uns dias atrás, a unidade salarial "Obama" como base para uma das suas tiradas demagógicas. Louçã insurge-se contra o facto de Armando Vara ganhar 2 Obamas e Rui Pedro Soares 8. E mete no mesmo saco, com infinita inocência, Belmiro de Azevedo (2 Obamas também). Sabe-se como o público alvo adora este género de homilias contra os Rrricos.

As notícias não são novas, mas dá que pensar, em sentido inverso, que Vara ganhe 1 Belmiro e Rui Pedro 4. Atendendo, claro, às competências, ou ausência delas, que julgamos conhecer, para não falar do trajecto de cada um em direcção ao seu lugar dourado. Louçã, preocupado apenas com o abstracto pecado da rrriqueza, mistura tudo.

E pode intuir-se porque é que parou em Belmiro. O capitalista de cartola é o ícone mais rendoso para a audiência do discurso. Fica-se com curiosidade de saber se Louçã fica muito irritado, por exemplo, com os Obamas ou Belmiros que ganha Cristiano Ronaldo. Ou se nao fala nisso para não indispôr admiradores. E nem quero imaginar o seu desconforto ao constatar que a simples condição de estrela pode justificar um alegado contrato com outro ídolo de massas, com o valor de vários Obama, do qual se sabe, ou se julga saber, por vias tortas. Ou talvez, simplesmente, haja assuntos incómodos de que o líder do Bloco nem queira ouvir falar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo porque e que (desta vez) o Loução está a ser demagógico. O Cristiano Ronaldo ganha quinhentos Obamas mas não anda para aí a dizer que os nossos salários têm que ser diminuidos....

on

lino disse...

Mas equiparar os que, com misteriosas competências, vivem à mesa do orçamento, a quem semeia o país de Colombos onde os portugueses podem ter a alegria de passear aos domingos é um pouco demais, não? :)