segunda-feira, abril 25

Livros e leituras

O O.N. (Prozacland) desafiou-me a responder a um inquérito que, como me apercebi, tem circulado na net nas últimas semanas. Eu não consigo responder porque acho que a primeira pergunta está mal formulada, e a partir daí creio que tudo perde o sentido. Mas, sem ser uma resposta, posso dizer que o último livro que li foi o Traité des Excitants Modernes de Balzac. E o penúltimo foi a Memória das Putas Tristes do... vocês sabem quem. E o antepenúltimo foi Un Amour de Jeanne de Michel Ragon. De momento entretenho-me com os textos de El Lenguaje de la Pasión, de Vargas Llosa (2000). E quando olho para a pilha de livros em fila de espera hesito sempre entre iniciar um novo ou reler um daqueles que me surpreenderam ou maravilharam. Até agora a escolha tem sido quase sempre a primeira, mas também é verdade que não têm sido poucas as leituras que deixo incompletas: umas vezes porque decididamente a qualidade não satisfaz, mas em grande parte dos casos porque me apercebo de que "já li aquilo noutro lugar" - no sentido em que intuo que prosseguir a leitura não me vai proporcionar prazeres novos. E, sendo sabido que tenho falta de tempo, sou obrigado a economizar este mais escasso dos bens.

3 comentários:

Orlando disse...

Eu também tive o mesmo problema... De qualquer forma acho a iniciativa interessante porque faz circular pessoas de blog em blog e ficamos a saber algo mais sobre os bloggers.

Anónimo disse...

Certamente que ainda existem muito bons livros para ler e boas surpresas nos escritores mais jovens. A sociedade de hoje é diferente da que existia há 30 anos atrás e isso proporciona um universo de temas diferentes.
Fico curioso: fala de livros mas acaba por não dizer o que lhe interessa num livro. Quais os temas que prefere?

Anónimo disse...

Estou certo de que há muito boas surpresas para descobrir, porque o talento humano parece bem longe de estar esgotado. O problema é que com a multiplicação de oferta nem sempre é fácil identificar o que vale a pena. Quanto à sua última pergunta, confesso que tenho dificuldade em responder: talvez não tenha um tema preferido. Gosto muito de boa ficção e de comentário a tudo o que nos rodeia.