domingo, julho 17

As palavras de Catarina de L.

Então reparo, esmagado sobre uma pilha, o livro que me é por demais caro (...)
Os Elementos, do Senhor Euclides. Erguido entre os demais tratados como o grande farol sobre os templos de Alexandria. Prelúdio e epílogo de todo o conhecimento. Tão verdadeiro e incontestado quanto os Evangelhos. (...) Perene para além de qualquer sétima maravilha.
Assim começa o Senhor Euclides a sua lição magistral:


"Definição: o ponto é aquilo que não tem parte alguma."


E logo outra voz acorre em minha lembrança: "Vede, dona Catarina, como o ínclito Descartes glosa a maravilhosa percepção do Senhor Euclides. Se o ponto subsiste retirando-lhe as partes, também eu emirjo por de mim apartar o que não sou. (...)"

Assim discorria em 1658 Catarina de L., dada à luz por José Gonçalves Gomes em 2011. "A Casa Ancestral de L." é editado por Eucleia e foi ontem apresentado publicamente. Escrito com virtude e elegância, o texto liberta palavras preciosas da sua reclusão forçada nos dicionários e nas tabelas de conjugação verbal. Além disso, Catarina tem muito que contar.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Escrito com virtude e elegância, o texto liberta palavras preciosas da sua reclusão forçada nos dicionários e nas tabelas de conjugação verbal."

A ver se o compro :)

Hugo